“Proteja seu dinheiro, assegure seu futuro” será o tema central da GMW 2024

Campanha mundial leva educação financeira para crianças e jovens 

“Proteja seu dinheiro, assegure seu futuro” será o tema da 12ª edição da Global Money Week – GMW

O tema da GMW2024, “Proteja seu dinheiro, assegure seu futuro”, concentra-se na gestão segura do dinheiro e destaca a importância de adotar uma abordagem responsável e informada das finanças pessoais, estando ciente dos riscos potenciais no setor financeiro e protegendo o dinheiro acumulado. Esses riscos podem incluir golpes e fraudes financeiras, incluindo phishing, fraudes em compras on-line, e riscos relacionados à privacidade de dados, como roubo de identidade. Os jovens são especialmente propensos a serem vítimas de fraudes e golpes financeiros, devido ao seu limitado letramento e experiência financeira.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) vai promover a campanha anual da GMW, voltada para crianças e jovens, de 18 a 24/03/2024

O objetivo é capacitar as gerações mais novas a administrar suas finanças de forma consciente, assim como ajudar que crianças e jovens compartilhem seus conhecimentos com suas famílias e respectivas comunidades. Ao longo de 11 edições, a campanha atingiu mais de 60 milhões de crianças e adolescentes em 176 países. 

Participação da CVM 

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é responsável pela organização da campanha da GMW Brasil, com o apoio da Secretaria da INFE/OCDE. 

Informações sobre a participação brasileira nas campanhas anteriores pode ser obtida na página do Brasil: https://globalmoneyweek.org/countries/170-brazil.html

Atividades podem ser realizadas nos formatos online, presencial ou híbrido. 

Todos os eventos sobre educação financeira e empreendedorismo para crianças e jovens serão gratuitos. Serão realizadas palestras, oficinas, lives, debates e outras atividades. A CVM organizará eventos com outros reguladores e está prevista a realização de encontros para abordar temas de interesse de alunos e professores. 

Entidades interessadas em participar (escolas, secretarias, universidades e outras instituições) podem encaminhar e-mail para gmwbrasil@cvm.gov.br.

Tem interesse em realizar um evento na GMW24? Acesse o formulário de inscrição (https://forms.office.com/r/VcVdeRMhB2)  e cadastre a sua iniciativa.