Nova edição da GMW já tem data marcada: 20 a 26/03/2023

Campanha mundial leva educação financeira para crianças e jovens 

“Planeje seu dinheiro, plante seu futuro” será o tema da 11º edição da Global Money Week – GMW

O tema da GMW deste ano foca na sustentabilidade e na conscientização sobre as implicações do comportamento financeiro individual não apenas no futuro financeiro, mas também no meio ambiente e na sociedade. Os participantes da GMW podem usar este tema para desenvolver atividades da GMW sobre sustentabilidade, finanças sustentáveis e, de forma mais ampla, sobre a importância das considerações de sustentabilidade social, econômica e financeira de longo prazo nas decisões financeiras. O tema estimula os jovens a olhar para o futuro e ter uma visão ampla sobre o meio ambiente e a sociedade em suas decisões financeiras. 

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) vai promover a campanha anual sobre conscientização financeira voltada para crianças e jovens de 20 a 26/03/2023

O objetivo é capacitar as gerações mais novas a administrar suas finanças de forma consciente, assim como ajudar que crianças e jovens compartilhem seus conhecimentos com suas famílias e respectivas comunidades. Ao longo de 10 edições, a campanha atingiu mais de 53 milhões de crianças e adolescentes em 176 países. 

Participação da CVM 

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) coordena o grupo de trabalho instituído pela Rede Internacional de Educação Financeira (International Network for Financial Education – INFE) da OCDE para organizar a campanha, como o apoio da Secretaria da INFE. 

Além disso, o Centro OCDE-CVM de educação e letramento financeiro para a América Latina e Caribe terá um papel fundamental na região, disseminando as informações relacionadas à GMW e apoiando iniciativas das demais jurisdições. 

Informações sobre a participação brasileira nas campanhas anteriores pode ser obtida na página do Brasil: https://globalmoneyweek.org/countries/170-brazil.html

Atividades podem ser realizadas nos formatos online, presencial ou híbrido 

Todos os eventos sobre educação financeira e empreendedorismo para crianças e jovens serão gratuitos. Serão realizadas palestras, oficinas, lives, debates e outras atividades. A CVM organizará eventos com outros reguladores e está prevista a realização de encontros para abordar temas de interesse de alunos e professores. 

Entidades interessadas em participar (escolas, secretarias, universidades e outras instituições) podem encaminhar e-mail para gmwbrasil@cvm.gov.br.