Use o poder da tecnologia para promover iniciativas com o digital, como jogos online, competições de vídeo e desenho, caixas de perguntas, visitais virtuais, sites, aplicativos etc.
Confira alguns exemplos das últimas campanhas:
Veja exemplos de alguns locais para organizar visitas durante a GMW:
As principais iniciativas de educação financeira continuam sendo aulas e workshops que ensinam aos jovens temas como:
Podcasts e webinars são maneiras eficientes de divulgar o conhecimento financeiro nas redes sociais, especialmente com a participação de especialistas e influenciadores de finanças.
Confira alguns exemplos realizados nas últimas edições da GMW:
Considerando que as crianças e os adolescentes, com destaque para a faixa etária de 15 anos, são o principal público da GMW, as atividades realizadas no ambiente escolar são fundamentais para o sucesso da campanha.
Confira alguns exemplos de atividades que podem ser realizadas com o público escolar:
Uma forma dinâmica de engajar o público infantojuvenil é por meio de competições. Desafie os jovens a produzirem desenhos, fotografias, wallpapers, peças publicitárias, redações etc. com temas como os seguintes:
Inclua também os professores e os desafie a apresentarem a melhor aula de educação financeira, como na Ucrânia em 2024.
Utilize também os meios de comunicação tradicionais para atingir um público ainda maior para a sua mensagem de educação financeira, como na Armênia, Áustria e Lituânia em 2025.
O Brasil é um país com várias oportunidades para divulgação por meio desses canais. Alavanque o alcance de programas educacionais, rodas de conversa e redes locais para propagar o letramento financeiro.
Diversas outras iniciativas podem ser desenvolvidas durante a GMW.
Atividades externas, caminhadas, exposições (El Salvador – 2024), estandes interativos (Malta – 2024), quiosques em shoppings (Arábia Saudita – 2025), outdoors em estações de metrô (Armênia – 2025) são alguns exemplos.
Incentivos à leitura, com a produção e circulação de livros e materiais de estudo sobre finanças, são sempre bem-vindos, como a Coleção Financinhas do Sicoob (Brasil – 2023) e iniciativas de outros países, como Romênia (2024), Chile e Finlândia (2025).
Divulgações de conteúdos em redes sociais são iniciativas com potencial alto de alcance, principalmente se contarem com a participação de influenciadores e celebridades (Armênia, Grécia, Trinidad e Tobago – 2025) e explorarem formatos populares, como entrevistas na rua (Argentina – 2024). A produção de materiais audiovisuais pode ser divulgada em festivais de curta-metragem (Índia – 2024) e documentários (Malásia – 2024).
Os pais também podem fazer parte das atividades da GMW, por meio, por exemplo, de uma plataforma de ensino para crianças e pais participarem em dupla (Azerbaijão – 2025) e palestras em escolas de pais que trabalham no setor financeiro (Bulgária – 2025).
Por fim, a GMW traz a chance de realização de iniciativas inclusivas, com enfoque em públicos em situação de vulnerabilidade social, como mulheres (Moldávia e Sérvia – 2025), comunidades rurais (Tunísia – 2025), portadores de deficiência (Egito – 2025), neurodivergentes (Alemanha – 2025), jovens infratores (Portugal – 2024), presos (Peru – 2025), indígenas (Peru – 2024), vítimas de desastres naturais (Turquia – 2023) etc.
Acesse os relatórios das edições anteriores para ter mais ideias de atividades: