“Pense antes de seguir, seu futuro financeiro agradece por refletir” será o tema central da GMW 2025

Campanha mundial leva educação financeira para crianças e jovens 

“Pense antes de seguir, seu futuro financeiro agradece por refletir” será o tema da 13ª edição da Global Money Week – GMW

O tema da GMW2025, “Pense antes de seguir, seu futuro financeiro agradece por refletir”, destaca como as tendências das finanças digitais, os “finfluencers” e a inteligência artificial tornam mais difícil identificar informações e conselhos confiáveis, especialmente para os jovens. Vieses emocionais e comportamentais, como o efeito manada, podem levar a decisões financeiras equivocadas, especialmente sobre a pressão de colegas ou a influência das redes sociais. Nesse contexto, é fundamental que os jovens desenvolvam boas habilidades de gestão financeira, reconheçam gatilhos emocionais e cultivem um olhar crítico em relação às fontes de informação.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) vai promover a campanha anual da GMW, voltada para crianças e jovens, de 17 a 23/03/2025

O objetivo é capacitar as gerações mais novas a administrar suas finanças de forma consciente, assim como ajudar que crianças e jovens compartilhem seus conhecimentos com suas famílias e respectivas comunidades. Ao longo de 12 edições, a campanha atingiu mais de 60 milhões de crianças e adolescentes em 176 países. 

Participação da CVM 

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é responsável pela organização da campanha da GMW Brasil, com o apoio da Secretaria da INFE/OCDE. 

Informações sobre a participação brasileira nas campanhas anteriores pode ser obtida na página do Brasil: https://globalmoneyweek.org/countries/170-brazil.html

Atividades podem ser realizadas nos formatos online, presencial ou híbrido. 

Todos os eventos sobre educação financeira e empreendedorismo para crianças e jovens serão gratuitos. Serão realizadas palestras, oficinas, lives, debates e outras atividades. A CVM organizará eventos com outros reguladores e está prevista a realização de encontros para abordar temas de interesse de alunos e professores. 

Entidades interessadas em participar (escolas, secretarias, universidades e outras instituições) podem encaminhar e-mail para gmwbrasil@cvm.gov.br.

Tem interesse em realizar um evento na GMW25? Acesse o formulário de inscrição (https://forms.office.com/r/bsL6zCaJGK)  e cadastre a sua iniciativa.