ENSINO MÉDIO

Apresentação – Educação Financeira nas Escolas

Programa

O Programa de Educação Financeira nas Escolas apresenta-se como uma estratégia fundamental para ajudar os alunos a enfrentarem os desafios financeiros e a realizarem seus sonhos. Ele desenvolve competências que permitem consumir, poupar e investir de forma responsável e consciente. Alunos financeiramente educados são mais autônomos em relação às suas finanças e menos suscetíveis a dívidas descontroladas, fraudes e situações comprometedoras que prejudicam não só a própria vida com a de outras pessoas.

O trabalho de Educação Financeira do Ensino Médio tem como foco situações cotidianas da vida do aluno, porque é nelas que se encontram os dilemas financeiros que precisarão ser pensados e resolvidos. Como é voltado para a compreensão dessas situações, o modelo pedagógico apoia-se nas dimensões espacial e temporal da vida e traça objetivos intimamente ligados a elas que, por seu turno, se traduzem em dez competências. Em relação à dimensão espacial, os objetivos encontram-se em dois movimentos distintos: tomar conta da própria vida e atuar em outros espaços além do próprio, relacionando-se com inciativas comunitárias nacionais e globais. Os objetivos relacionados à dimensão temporal cuidam de ajudar a compreender que o presente é impactado pelas decisões tomadas no passado e o futuro é plantado no presente.


Materiais Didáticos

O material didático do Ensino Médio é composto de três Livros do Aluno (Bloco 1, 2 e 3), três Cadernos do Aluno e três Livros do Professor. Cada Livro aborda três temas, a serem explorados por sete situações didáticas. Uma situação didática (SD) tem como objetivo desenvolver no aluno as competências que acionam os conhecimentos necessários para lidar com as variadas situações financeiras do cotidiano. No início de cada Livro, tem uma SD chamada “O que você já sabe?”, com a finalidade de ajudar o aluno a tomar consciência de suas práticas financeiras atuais.  Ao final de cada Livro tem uma SD chamada “Sonho planejado”, que motiva o aluno a criar um planejamento financeiro. O Caderno do Aluno é um pequeno encarte com espaço para anotações de determinadas atividades especificas, mantendo intacto o Livro do Aluno para futura reutilização. O Livro do Professor é o espelho do Livro do Aluno acrescido de orientações pedagógicas e informações adicionais para o docente.

Livros 1 ao 3

Clique nos livros para obter maiores informações.

EM-Livro1-300x300

Livro do Aluno – Bloco 1
Você Aqui e Agora

EM-Livro2-300x300

Livro do Aluno – Bloco 2
Você Seu Futuro Fazendo Acontecer!

EM-Livro3-300x300

Livro do Aluno – Bloco 3
Você Eu, Nós No Mundo!